Causas e fatores de risco
Causas da Apneia do Sono
As causas da apneia do sono podem ser diversas e de diferentes espectros.
A apneia devido a Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) pode ocorrer devido a fatores genéticos, ao envelhecimento, à obesidade (a mais comum) e também pode ser agravada pelo consumo excessivo de álcool ou de fármacos sedativos antes de dormir.
Já a Apneia Central do Sono (ACS) está geralmente associada a problemas de comunicação entre o cérebro e os músculos respiratórios, resultando em pausas na respiração.
Como referimos anteriormente, algumas doenças, como a insuficiência cardíaca, a doença cerebral e até mesmo certos medicamentos podem desempenhar um papel no desenvolvimento da ACS.
Os fatores de risco para a Apneia do Sono
Existem portanto fatores de risco que aumentam a probabilidade de uma pessoa desenvolver apneia do sono.
A obesidade é um dos principais fatores, pois o excesso de gordura pode acumular-se ao redor das vias respiratórias, tornando a obstrução mais provável, principalmente quando a pessoa dorme de barriga para cima e/ou com almofada que não provoque elevação relevante da cabeça.
O envelhecimento também desempenha um papel, uma vez que os músculos da garganta e da língua tendem a perder tonificação com o tempo, o que facilita a ocorrência de obstrução.
Alterações na anatomia das vias aéreas (como ter um pescoço mais largo, ou uma lingua muito grande) ou o uso de tabaco também podem aumentar os riscos.
É importante ter em mente que, embora esses sejam fatores de risco, qualquer pessoa, independentemente do perfil, pode desenvolver apneia do sono. Reconhecer esses riscos, no entanto, pode ajudar a identificar sinais precoces e tomar medidas preventivas ou de tratamento adequadas.
Procure o médico certo para si
O BESTDOC.PT é o local certo para encontrar o Pneumologista ideal para si