Como podemos ajudar

O nosso objetivo é ajudar a que as pessoas tirem as suas dúvidas e consigam acesso mais fácil a um diagnóstico rápido.
Após o diagnóstico, é importante que quem tenha a doença seja tratado o mais rápido possível e, se o desejar, possibilidade de um acompanhamento constante.

CONSULTA INICIAL DE SUSPEITA APNEIA DO SONO

Nesta consulta iremos perceber os seus sintomas e queixas. Após a avaliação, será decidido se existe necessidade de avançar para um exame poligráfico do sono, e qual o mais indicado. Poderá também se encaminhado para um seguimento em simultâneo com outro especialista (Psiquiatria, Neurologia, entre outros) que possa complementar e melhorar a resolução do seu caso individual.

EXAME POLIGRÁFICO DO SONO

Temos possibilidade de efetuar rapidamente estudo poligráfico do TIPO 3, no conforto do seu domicilio. Este exame é suficiente para diagnosticar a Apneia Obstrutiva do Sono na maioria dos casos mais frequentes.

Se necessitar de estudo poligráfico mais avançado será referenciado para uma unidade onde se realize esse exame. Brevemente teremos um espaço e equipa técnica perita neste tipo de exame.

A realização do exame inclui uma consulta para explicar o resultado e os tratamentos possíveis.

CONSULTA SEGUIMENTO APNEIA DO SONO

Sempre que o doente pretender uma avaliação do seu tratamento ou se a adaptação for mais difícil, esta consulta poderá ajudar a melhorar o modo com o doente adere ao tratamento.

A Apneia Obstrutiva do Sono não tem cura – usar apenas uns dias o ventilador não resolve o problema. O aparelho controla a doença e só traz vantagens se o usar diariamente e, pelo menos, 4-5 horas por noite. Desse modo, uma boa adesão é fundamental.

Esta consulta também é importante se precisar de uma avaliação da parte de um Pneumologista sobre o tratamento da Apneia do Sono, caso seja pedida, por exemplo, para renovar a carta de condução.

MONITORIZAÇÃO ANUAL TRATAMENTO APNEIA SONO

Embora muitos doentes fiquem bem adaptados, hoje sabemos que muitos doentes deixam de realizar o tratamento (por inadaptação a médio/longo prazo) ou o mesmo não está a ser verdadeiramente efetivo (embora o doente não o perceba por vezes).

A existência de uma monitorização anual por parte da nossa equipa da eficácia do tratamento e de suporte a qualquer dificuldade existente poderá ser importante para garantir a tranquilidade do doente.