Prepare-se para o seu estudo do sono!

A polissonografia

Se tem que realizar um exame do sono no laboratório de um hospital ou de uma clinica é possível que esteja com receio. Não se preocupe – é fácil!

Este estudo serve para perceber se tem uma doença obstrutiva do sono ou outra situação que possa estar a perturbar o seu sono e a diminuir a qualidade da sua vida.

É um exame completamente não invasivo, ou seja, não vai sentir dor. Também não necessita de nenhum esforço da sua parte – basta simplesmente dormir!

Pela foto pode parecer muito complexo, mas trata-se apenas de alguns fios. Estes permitem aos técnicos e aos médicos perceber como os pulmões, o coração, o cérebro ou os músculos funcionam ou atuam enquanto dorme.

Deixamos aqui uma explicação simples do estudo

Por regra, deve chegar ao local do estudo cerca de 2 horas antes do horário em que costuma adormecer. Deve evitar qualquer mudança nos seus hábitos diários. No entanto, pode-lhe ser indicada uma hora para comparecer no laboratório.

Na noite do seu estudo do sono irá estar num laboratório do centro de sono, onde lhe será atribuído um quarto privado. Nas imediações do quarto, existe uma área central de monitorização, onde os técnicos vigiam as pessoas durante a noite. Aqui recolhem e analisam a informação.

Antes de iniciar o estudo, alguns eléctrodos serão colocados no rosto e no couro cabeludo. O objetivo é que enviem sinais elétricos que serão analisados pelo cardiopneumologista. Esses sinais, que são gerados pela atividade cerebral e muscular, são gravados digitalmente.  

Uma espécie de cintos serão colocados ao redor do tórax e do abdómen, de forma a avaliar o esforço respiratório. Será lhe colocado também um oximetro no dedo e cânulas nasais, de forma a avaliar o fluxo de ar e a saturação de oxigénio no sangue.

Saiba mais sobre como se diagnostica a Apneia Obstrutiva do Sono na ApneiadoSono.pt.