Viajar de avião ou barco com o ventilador

Uma das grandes dúvidas das pessoas com Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) e que necessitam de usar ventilador à noite é se  podem ou não fazer uma viagem mais longa”.

O facto de estar a fazer tratamento com o CPAP ou BiPAP não o impede de poder viajar em trabalho ou fazer umas férias. Alias, se precisa de usar este aparelho só vai aproveitar a viagem a 100% se conseguir dormir bem e não estiver sempre cansado.

Então se for um piloto de uma companhia aérea…… aí não tem desculpas!

A maioria dos países tem leis que obrigam as companhias aéreas a não incluir os ventilador no limite de bagagem de mão permitida. Deve informar-se com a sua companhia aérea sobre os requisitos legais para o seu transporte.

Vamos tentar responder às suas principais dúvidas.

Posso viajar com um aparelho de CPAP ou BiPAP?

O aparelho pode não ser a coisa mais conveniente de transportar, mas não é motivo para ficar em casa. Não se esqueça de que vai mesmo precisar dele!

Existem modelos mais pequenos, fáceis de transportar, inclusive com bateria própria, não precisando de estar conectado à eletricidade.

De qualquer modo, mesmo os aparelhos convencionais, como o que provavelmente tem em casa, podem ser transportados. Mais uma vez referimos que deve informar-se com as companhias aéreas, por exemplo, nos seus sites oficiais.

Vou estar apenas um fim de semana fora, preciso de usar o ventilador todas as noites?

Antes de ter o diagnóstico desta doença esteve bastantes noites com a SAOS e sem usar o ventilador. Efetivamente, não usar uma vez não acarreta nenhum risco emergente para a sua saúde. Mas deve ter bem presente que assim que parar de usar o ventilador, as apneias e o ressonar vão retornar.

Desse modo, voltará a dormir mal, com sonolência nocturna e todas as outras queixas que tinha anteriormente. Vale a pena ir de férias e estar cansado, com sono, irritado ou com dor de cabeça?

Posso usar o CPAP se viajar num cruzeiro ou num avião?

A maioria dos navios de cruzeiros e alguns aviões, principalmente os de longo curso, têm tomadas elétricas onde pode ligar o seu aparelho.

Será necessário um certificado médico para poder utilizar o seu ventilador. Por isso, e para confirmar que realmente pode usar o aparelho no seu voo, contacte a companhia aérea ou a de cruzeiros.

Posso usar o humidificador no avião?

Não é recomendado, pois a turbulência no avião aumenta o risco de derramamento de água e de avaria do dispositivo.

E se eu quiser ir acampar?

Sem problema! Com uma bateria externa tudo é possível.

 

Conversores de Corrente

Pode ser necessário comprar um adaptador para adaptar a corrente elétrica da tomada à que é permitida pelo aparelho.