Limpeza do Ventilador

O ventilador é provavelmente a opção terapêutica mais importante para uma percentagem importantes das pessoas que têm Apneia do Sono.

Para que o tratamento com o ventilador seja bem-sucedido, a pessoa deve estar disposta a tornar o tratamento parte da sua vida, e isso significa limpar e manter regularmente o seu dispositivo.

Não se deve preocupar uma vez que cuidar bem do seu equipamento é muito fácil e não consome muito tempo. Com um pequeno ajuste na sua rotina, o seu dispositivo e os seus acessórios estarão funcionando com 100% de eficácia..

Cuidar do aparelho deve ser tão importante quanto a nossa higiene pessoal. Os componentes destes dispositivos, bem como máscaras, a traqueia ou os reservatórios de água que acompanham o humidificador podem acumular fungos e bactérias com o seu uso constante, sendo necessária uma limpeza periódica para que estejam sempre limpos e para que não coloquem em risco a sua saúde.

 

Por quais motivos devo limpar o CPAP

A acumulação de sujidade pode reduzir a eficácia do uso de CPAPs e BiPAPs – estes dispositivos podem ser um local de colonização de bactérias ou fungos, que além de serem um perigo para a saúde também são responsáveis pelo desenvolvimentos de odores incómodos. Durante o tratamento com aparelhos e acessórios mal higienizados existe uma maior frequência de espirros, coriza ou maior desconforto, o que pode atrapalhar o uso e a adaptação ao tratamento.

 

Como fazer a limpeza

Com uma limpeza adequada, para além de defender a sua saúde, está a permitir que a vida útil dos dispositivos se prolongue.

 

Atenção:

Nunca utilize nenhum tipo de álcool ou solução de limpeza na sua máscara, almofadas nasais e tubos. Esses produtos podem danificá-los. Utilize somente água morna com sabão.

Após a lavagem é fundamental que todos os componentes estejam bem secos!

Óleos e hidratantes faciais podem quebrar o silicone da máscara mais rapidamente.

Mantenha o ventilador e os acessórios longe da luz solar para evitar danificá-los.

 

Fonte: internet